Fale Conosco

Recauchutadora: um setor amigo do meio ambiente

O Grupo Mauá é uma das poucas empresas rodoviárias no estado do Rio de Janeiro a possuir uma recauchutadora. O setor atua na reconstrução de pneus, aproveitando sua estrutura resistente, desde que esteja em boas condições de conservação.

Integrante do time, Ailton dos Santos conta orgulhoso como é trabalhar no setor. “A gente primeiro faz uma inspeção no pneu para ver se tem condições de reconstrução”, explica enquanto utiliza um equipamento que ajuda na análise.

Em seguida, o pneu vai para a outra máquina, a lixadeira, onde passa por um processo de raspagem, a fim de ficar com a superfície pronta para receber a borracha que vai dar nova vida ao produto.

Depois de aplicada a borracha, o pneu vai para um equipamento onde a mágica acontece: a máquina vulcanizadora. “Aqui é muito importante atentar para os números. São 151º de temperatura. Aí a gente aplica 240 libras de pressão durante 90 minutos”, detalha.

Durante as etapas de recauchutagem, Ailton explica que depois de 33 anos na empresa, ele ainda se sente feliz trabalhando. “Gosto do que eu faço e me sinto respeitado aqui na Mauá. A empresa se tornou minha segunda casa”, conta. Ele lembra que a Mauá foi o seu primeiro emprego. “Tudo que tenho, tudo que conquistei, eu devo a esta empresa”, completa.

Após a vulcanização, o pneu é cuidadosamente retirado. “Tem que ter muita atenção, pois está muito quente”, alerta Ailton. E então segue para uma etapa de 72 horas de resfriamento.

Leia mais 

O primeiro elogio de 2024

O primeiro elogio de 2024

É com grande alegria que celebramos a primeira motorista elogiada do ano! Seu desempenho exemplar é um reflexo do seu talento e esforço. Que este seja apenas o início de muitos elogios que serão recebidos ao longo do ano por atitudes tão gentis!

Projeto Cuidadosamente: um olhar atencioso

Projeto Cuidadosamente: um olhar atencioso

No dia 27 de abril foi realizado o quarto encontro do Projeto Cuidadosamente com os motoristas que se aproximam do período de férias. Mais de 200 motoristas já participaram. As áreas de Operação, Recursos Humanos e Departamento Pessoal têm o objetivo de aproximar o...

Grupo Mauá celebra crescimento de motoristas sem acidentes

Grupo Mauá celebra crescimento de motoristas sem acidentes

O número de motoristas do Grupo Mauá sem ocorrência de trânsito é o maior dos últimos cinco anos. Pulou de 72, em 2015, para 152, em 2019. A média de acidentes por milhão de quilômetros percorrido apresenta trajetória de queda, com redução de 59,28 para 46,66 nos...