Durante o mês de agosto, os colaboradores do Grupo Mauá acompanharam mais uma edição da auditoria interna, fundamental para a avaliação externa do Órgão Certificador, que acontecerá em novembro. Uma equipe de auditores internos realizou a verificação de conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade, para atestar sua eficácia. Nesta etapa, os macroprocessos são auditados em todos os requisitos aplicáveis.
“É mais do que atender aos requisitos. A gente observa que a cultura da empresa já absorveu essas práticas. Então em vez de simplesmente cumprir a norma, temos uma organização que se preocupa com o nível da qualidade dos serviços prestados”, reforçar Carla Mendes, responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade.
Em 2013, quando a Viação Mauá conquistou a primeira certificação ISO 9001:2008, a preocupação era manter o alto nível de qualidade para todas as partes envolvidas. Para isso, todos os processos foram mapeados de forma a identificar a interação e resultados entre eles. Assim nasceu o Sistema de Gestão da Qualidade.
Além de trazer agilidade, o controle dos processos mantém a rotina mais organizada. “A gente realiza esse controle diariamente. Não somente para a auditoria, mas já faz parte do nosso dia a dia. Como eu lido com as habilitações, é imprescindível que esteja tudo organizado corretamente”, conta o assistente administrativo Geraldo Encrenazi.
A auditora interna Karine Hage destaca que o trabalho integrado resulta em qualidade para os clientes. “Todo esse esforço revela uma integração dos setores a fim de manter os processos organizados, alinhados com os requisitos dos clientes. E o resultado é uma viagem segura, confortável e dentro do horário planejado”.
Apesar de ser a primeira empresa de ônibus da Região Metropolitana a receber a certificação, a Mauá não parou por aí. Conquistou, em 2016, a versão 2015 da norma ISO 9001, sendo uma das 14 primeiras empresas no Brasil inteiro a obter a atualização.